LATO SENSU
As Residências em Saúde são programas de Pós-graduação Lato sensu voltados para profissionais recém-formados, com o propósito de aprimorar e especializar seus conhecimentos práticos e teóricos em uma especialidade específica da área da saúde. No qual o Ministério da Saúde (MS) coordena e fomenta programas, projetos, ações estratégicas e políticas públicas no âmbito da Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional e Uniprofissional).
A Residência Médica foi instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, confere ao médico residente o título de especialista. Este programa é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e Comissão de Residência Médica (COREME) da Universidade Federal de Jataí.
Por outro lado, a Residência Multiprofissional destina-se à especialização de outros profissionais da saúde, proporcionando um aprofundamento teórico e prático em uma área específica de atuação. Esse programa está em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) da Universidade Federal de Jataí (UFJ).
Ambas modalidades são supervisionadas pela Coordenação-Geral de Residências em Saúde (CGRS), que desempenha o papel técnico de apoiar o funcionamento das Comissões Nacionais de Residência em suas atividades. Isso inclui o acompanhamento dos processos de credenciamento, autorização e regulamentação das Residências Médicas e Uniprofissionais em Saúde em todo o território nacional.
|