Aproveitamento de estudos
DESCRIÇÃO
É o aproveitamento de atividades obtidas em cursos de Pós-graduação, nas quais o estudante já tenha sido aprovado. O aluno regular poderá requerer o aproveitamento de disciplinas cursadas em outros programas e cursos, no Brasil e no exterior, inclusive aquelas cursadas anteriormente ao seu ingresso.
PÚBLICO ALVO
Estudantes de mestrado e doutorado da UFJ.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
1. Formulário de Aproveitamento de Estudos (Clique aqui para acessar o formulário);
2. Histórico escolar com nota/frequência;
3. Ementa da(s) disciplina(s);
Se disciplina cursada em Programa de Pós-Graduação externo à UFJ, anexar também:
4. Documento comprobatório da carga horária semanal e duração da(s) disciplina(s);
Se disciplina cursada em Programa de Pós-graduação no exterior, anexar também:
5. Tradução e documento comprobatório da carga horária semanal e duração da(s) disciplina(s).
DESCRIÇÃO DO FLUXO
Requerente
- Acessar formulário: No link disponível acima (destacado);
- Anexar documentos (ícone ):
- Histórico escolar com nota/frequência;
- Ementa da(s) disciplina(s);
Se disciplina cursada em Programa de Pós-Graduação externo à UFJ, anexar também:
- Documento comprobatório da carga horária semanal e duração da(s) disciplina(s);
Se disciplina cursada em Programa de Pós-graduação no exterior, anexar também:
- Tradução e documento comprobatório da carga horária semanal e duração da(s) disciplina(s).
CGA - Protocolo Acadêmico
- Iniciar processo : "Pós-graduação stricto sensu: Aproveitamento de estudos", (Obs: Caso não apareça o processo desejado, basta clicar no ícone que aparecerão todos os tipos de processos possíveis);
- Incluir documentos (ícone ):
- Solicitação de aproveitamento de estudos;
- Externo => Anexar: Os documentos enviados via formulário pelo(a) discente;
- Despacho.
- Disponibilizar a solicitação: Para assinatura externa do(a) discente no prazo de 5 dias. Caso o(a) discente não tenha assinado, receberá um e-mail de notificação da solicitação com novo prazo de 5 dias. Se ainda não for assinado, então o processo será concluído.
- Instruir processo: Ocorrerá após a assinatura do(a) discente;
- Incluir documento (ícone ):
- Despacho.
- Enviar processo (ícone ): Para CGA - Pós-graduação.
CGA - Pós-graduação
- Efetuar registro interno: Incluir em acompanhamento especial;
- Enviar processo (ícone ): Para PPG - Coordenação.
PPG - Coordenação
- Ciência na solicitação do(a) discente (ícone ): Deverá ser realizada pelo(a) orientador(a);
- Analisar a documentação e a solicitação: Deverá ser realizada pela coordenadoria;
- Incluir documento (ícone ):
- Certidão de ata com o resultado de deferimento ou indeferimento.
- Enviar processo (ícone ): Para PPG - Secretaria.
PPG - Secretaria
1º Possibilidade: No caso do resultado ser deferido:
- Registrar o aproveitamento no SIGAA: Incluir histórico com as disciplinas aproveitadas;
- Enviar Correspondência Eletrônica (ícone ): Notificar discente via e-mail no SEI conforme modelo de ciência disponível em (Link modelo de ciência CGA).
- Incluir documento (ícone ):
- Despacho.
- Enviar processo (ícone ): Para CGA - Pós-graduação;
2º Possibilidade: No caso do resultado ser indeferido por decisão da coordenadoria:
- Enviar Correspondência Eletrônica (ícone ): Notificar discente via e-mail no SEI conforme modelo de ciência disponível em (Link modelo de ciência CGA).
- Concluir processo (ícone ).
3º Possibilidade: No caso do resultado ser indeferido por documentação incompleta:
- Enviar Correspondência Eletrônica (ícone ): Notificar discente via e-mail no SEI conforme modelo de ciência disponível em (Link modelo de ciência CGA) e informar a documentação complementar necessária;
- Observação: o (a) discente providenciará a documentação complementar e enviará ao Protocolo Acadêmico para o e-mail (processoacademico@ufj.edu.br), que irá incluir no processo e enviar para a Coordenadoria, que deverá analisar novamente a solicitação e incluir certidão de ata de deferimento ou indeferimento.
- Registrar o aproveitamento no SIGAA: Incluir documentos complementares;
- Enviar Correspondência Eletrônica (ícone ): Notificar discente via e-mail no SEI conforme modelo de ciência disponível em (Link modelo de ciência CGA).
- Incluir documento (ícone ):
- Despacho.
- Enviar processo (ícone ): Para CGA - Pós-graduação;
CGA - Pós-graduação
- Verificar registro do aproveitamento: No caso do registro correto:
- Efetuar registro interno;
- Concluir processo (ícone ).
- Verificar registro do aproveitamento: No caso do registro incorreto:
- Efetuar registro interno;
- Comunicar ao PPG - Coordenação
- Incluir documento (ícone ):
- Despacho.
- Enviar processo (ícone ): Para PPG - Secretaria.
PPG - Secretaria
- Verificar pendências: Realizar a correção no SIGAA;
- Enviar processo (ícone ): Para CGA - Pós-graduação;
CGA - Pós-graduação
- Verificar registro do aproveitamento: No caso do registro correto:
- Efetuar registro interno;
- Concluir processo (ícone ).
(Clique em cima do fluxograma para ampliar)
OBSERVAÇÕES
- É vedado o aproveitamento de créditos atribuídos a atividades complementares.
- O Regulamento Específico de cada Programa prevê o período máximo compreendido entre a conclusão da disciplina e a solicitação de aproveitamento, não podendo este período ultrapassar cinco anos. O número máximo de créditos passíveis de aproveitamento de disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-graduação será definido pelo Regulamento Específico do Programa, não podendo ultrapassar 50% do total de créditos exigidos pelo programa.
BASE LEGAL
- RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1403 - Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu: Art. 26; Art. 48; Art. 49; Art. 51.
- Regulamentos específicos de cada Programa de Pós-graduação.