Prorrogação de prazo de qualificação ou defesa de dissertação/tese

Atualizada em 29/05/23 14:47
DESCRIÇÃO

O(A) discente poderá estender o prazo para qualificação ou defesa de dissertação/tese, em caráter excepcional e de acordo com o Regulamento Específico do Programa ao qual está vinculado. Para solicitar a prorrogação é necessário já ter integralizado todos os créditos em disciplinas e, preferencialmente ou obrigatoriamente, ter sido aprovado no Exame de Qualificação, conforme Regulamento Específico do Programa ao qual está vinculado. O pedido de prorrogação será instruído de acordo com as normas estabelecidas no Regulamento Específico do Programa e, quando deferido, será concedido por um prazo máximo de seis meses para o Mestrado e doze (12) meses para o Doutorado.

PÚBLICO ALVO

Discente de mestrado e doutorado da UFJ.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

1. Formulário de requerimento de prorrogação de prazo (Clique aqui para acessar o formulário);

2. Comprovante do motivo alegado, descrito pelo aluno (se for o caso);

3. Relatório detalhado das atividades acadêmicas desenvolvidas no período do curso;

4. Plano e cronograma de trabalho das atividades a serem realizadas no período da prorrogação.

DESCRIÇÃO DO FLUXO

Requerente

• Acessar formulário: No link disponível acima (destacado);
  • Anexar documentos (ícone adicionar arquivo):

Comprovante do motivo alegado, descrito pelo aluno (se for o caso);

- Relatório detalhado das atividades acadêmicas desenvolvidas no período do curso;

- Plano e cronograma de trabalho das atividades a serem realizadas no período da prorrogação.

CGA - Protocolo Acadêmico

• Iniciar processo Exibir todos os tipos"Pós-graduação stricto sensu: Prorrogação de prazo de qualificação/dissertação/tese", (Obs: Caso não apareça o processo desejado, basta clicar no íconeExibir todos os tipos que aparecerão todos os tipos de processos possíveis);
  • Incluir documentos (ícone Incluir documento):

- Solicitação de prorrogação de prazo;

- Externo => Anexar: Os documentos enviados via formulário pelo(a) discente, que devem ser:

Comprovante do motivo alegado, descrito pelo aluno (se for o caso);

• Disponibilizar a solicitação: Para assinatura externa do(a) discente no prazo de 5 dias. Caso o(a) discente não tenha assinado, receberá um e-mail de notificação da solicitação com novo prazo de 5 dias. Se ainda não for assinado, então o processo será concluído.
  • Instruir processo: Ocorrerá após a assinatura do(a) discente;

- Despacho.

CGA - Pós-graduação

• Efetuar registro interno: Incluir em acompanhamento especial;
  • Enviar processo (ícone Enviar processo): Para PPG - Orientador(a)

PPG - Orientador(a)

• Incluir documento (ícone Incluir documento):

- Parecer sobre a solicitação e a justificativa alegada;

• Dar ciência no formulário e no plano de atividades (ícone Ciência do processo);

PPG - Secretaria

• Incluir documentos (ícone Incluir documento):

- Externo => Anexar: Histórico do(a) discente;

PPG - Coordenadoria

• Analisar pedido no SEI;

PPG - Coordenação

• Incluir documento (ícone Incluir documento):

- Incluir certidão de ata e parecer consubstanciado.

• Se esgotado o prazo de integralização curricular do discente bolsista;
  • Deve-se solicitar o cancelamento da bolsa;

- Despacho para PRPG- Setor de bolsas;

PRPG- Setor de bolsas

• Registrar cancelamento da bolsa;
  • - Despacho

• Enviar processo (ícone Enviar processo): Para PPG-Secretaria;

PPG-Secretaria

1º Possibilidade: No caso do resultado não ser deferido:

• Enviar Correspondência Eletrônica (ícone Enviar correspondência eletrônica): Notificar discente via e-mail no SEI conforme modelo de ciência, com cópia para orientador(a) e coordenador(a);
  •  Concluir processo (ícone Concluir processo).

2º Possibilidade: No caso do resultado ser deferido:

•  Registrar prorrogação no sistema: Se o pedido for de prorrogação de defesa de Mestrado ou de Doutorado;

- Despacho.

• Enviar processo (ícone Enviar processo): Para CGA - Pós-graduação;

CGA - Pós-graduação

• Efetuar registro interno;
  •  Concluir processo (ícone Concluir processo).

(Clique em cima do fluxograma para ampliar)

Imagem: Fluxo de Prorrogação de prazo de qualificação ou defesa de dissertação/tese UFJ

BASE LEGAL

• RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1403 - Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu: Art. 40. O estudante poderá solicitar prorrogação de prazo, em caráter excepcional e de acordo com o Regulamento Específico, para as providências de conclusão do produto final, desde que já tenha integralizado todos os créditos em disciplinas e, preferencialmente, após aprovação no Exame de Qualificação.
  • Regulamentos específicos de cada Programa de Pós-graduação.