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Auxílio financeiro a pesquisadores (recurso PROAP)

Atualizada em 27/11/25 14:25

DESCRIÇÃO

Orientar os(as) solicitantes, secretaria/coordenação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, quanto as exigências para auxílio financeiro a pesquisadores.

 

PÚBLICO ALVO

Solicitantes, secretaria/coordenação

 

ETAPA 1 - Consiste em dois modos de solicitação diferentes e independentes, sendo referentes a:

-1.1 Despesas relacionadas a taxa de inscrição em eventos;

-1.2 Despesas relacionadas a tradução/revisão de artigo científico aos docentes vinculados aos programas;

 

1.1 Para a solicitação de despesas relacionadas à taxa de inscrição em eventos:

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

PPG - Solicitante

1. Formulário SEI: Auxílio Financeiro para inscrição, docentes, PROAP  (deve ser assinado pelo coordenador e pelo solicitante);

2. Comprovante de vínculo do beneficiário com o PPG (autenticado);

3. Folder do evento (autenticado);

4. Comprovante do valor da inscrição (autenticado);

5. Para eventos no exterior acrescentar também comprovante de pagamento da inscrição para fins de comprovação do valor em moeda nacional (real) (autenticado);

PPG – Coordenação

1. Autorização da despesa de acordo com o planejamento institucional (PPG - Coordenação).

 

DESCRIÇÃO DO FLUXO

PPG - Solicitante

  • Iniciar processoExibir todos os tipos"Pessoal: Auxílio para eventos (Servidores)", (Obs.: Caso não apareça o processo desejado, basta clicar no íconeExibir todos os tipos que aparecerão todos os tipos de processos possíveis);
  • Relacionar processo (ícone Símbolo de relacionar processos) ao processo do termo de outorga e plano de trabalho.
  • Incluir documentos (ícone Incluir documento):

- Formulário SEI: Auxílio Financeiro para inscrição, docentes, PROAP;

- Externo => Anexar: Comprovante de vínculo do beneficiário como PPG;

- Externo => Anexar: Folder do evento;

- Externo => Anexar: Comprovante do valor da inscrição;

- Externo => Anexar: Para eventos no exterior acrescentar também comprovante de pagamento da inscrição para fins de comprovação do valor em moeda nacional (real);

Despacho.

  • Enviar processo (ícone Enviar processo):

Para PPG - Coordenação;

  • Enviar Correspondência Eletrônica (ícone Enviar correspondência eletrônica): Notificar via e-mail no SEI.

 

PPG - Coordenação

  •  Receber o processo: Conferir documentação, caso esteja completa;
  • Incluir documento (ícone Incluir documento):

- Autorização da despesa de acordo com o planejamento institucional;

- Despacho;

  • Enviar processo (ícone Enviar processo):

- Para PRPG;

 

PRPG

  •  Receber o processo: Conferir documentação, caso esteja completa;
  • Incluir documento (ícone Incluir documento):

-Despacho;

  • Enviar processo (ícone Enviar processo):

- Para o PPG - Solicitante;

 

PPG - Solicitante

  •  Receber o processo, efetuar o pagamento através do cartão BB pesquisa e realizar a prestação de contas:
  • Incluir documento (ícone Incluir documento):

- comprovante de pagamento;

- certificado de participação no evento.

  • Enviar processo (ícone Enviar processo):

-Para a PRPG;

 

PRPG

  •  Receber o processo, arquivar a prestação de contas e devolver o processo ao solicitante para ciência e conclusão.

 

PPG - Solicitante

  • Concluir processo (ícone Concluir processo).

 

(Clique em cima do fluxograma para ampliar)

Fluxo - Aux a Pesq PROAP

1.2 Para a solicitação de despesas relacionadas à tradução/revisão de artigo científico aos docentes vinculados aos programas:

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

PPG - Solicitante

1. Formulário SEI: Auxílio para Tradução e Revisão de Artigos (deve ser assinado pela coordenação e pelo(a) solicitante); 

2. Comprovante de vínculo do beneficiário com o Programa (autenticado);

3. Cópia do artigo (versão preliminar) contendo o nome dos autores (autenticado);

4. Três orçamentos dos serviços especializados a serem prestados (papel timbrado)(autenticado). Os orçamentos devem ser preferencialmente pessoa jurídica, não são aceitos orçamentos que não são da mesma personalidade jurídica;

5. Em caso de um único orçamento, fazer justificativa fundamentada.

PPG – Coordenação

1. Autorização da despesa de acordo com o Plano de Trabalho Institucional.

 

DESCRIÇÃO DO FLUXO

PPG - Solicitante

  • Iniciar processoExibir todos os tipos"Orçamento e finanças: Apoio financeiro à revisão/tradução de artigos", (Obs: Caso não apareça o processo desejado, basta clicar no íconeExibir todos os tipos que aparecerão todos os tipos de processos possíveis);
  • Relacionar processo (ícone Símbolo de relacionar processos) ao processo do termo de outorga e plano de trabalho.
  • Incluir documentos (ícone Incluir documento):

- Formulário SEI: Auxílio para tradução e revisão de artigos (Coordenação e solicitante devem assinar);

- Externo => Anexar: Comprovante de vínculo do beneficiário com o Programa (autenticado);

- Externo => Anexar: Cópia do artigo (versão preliminar) contendo o nome dos autores (autenticado);

- Externo => Anexar: Três orçamentos dos serviços especializados a serem prestados (papel timbrado)(autenticado). Os orçamentos devem ser preferencialmente pessoa jurídica, não são aceitos orçamentos que não são da mesma personalidade jurídica;

- Externo => Anexar: Em caso de um único orçamento, justificativa fundamentada.

- Despacho.

  • Enviar processo (ícone Enviar processo):

Para PPG - Coordenação;

  • Enviar Correspondência Eletrônica (ícone Enviar correspondência eletrônica): Notificar via e-mail no SEI.

 

PPG

  •  Receber o processo: Conferir documentação, caso esteja completa;
  • Incluir documento (ícone Incluir documento):

- Autorização da despesa de acordo com o Planejamento Institucional;

- Despacho;

  • Enviar processo (ícone Enviar processo):

- Para PRPG;

 

PRPG

  •  Receber o processo: Conferir documentação, caso esteja completa;
  • Incluir documento (ícone Incluir documento):

-Despacho;

  • Enviar processo (ícone Enviar processo):

- Para o PPG - Coordenação;

 

PPG

  •  Receber o processo, efetuar o pagamento através do cartão BB pesquisa e realizar a prestação de contas:
  • Incluir documento (ícone Incluir documento):

- artigo traduzido/cópia do livro publicado;

- comprovante de pagamento;

- nota fiscal.

  • Enviar processo (ícone Enviar processo):

-Para a PRPG;

 

PRPG

  •  Receber o processo, arquivar a prestação de contas e devolver o processo ao solicitante para ciência e conclusão.

 

PPG - Solicitante

  • Concluir processo (ícone Concluir processo).

 

(Clique em cima do fluxograma para ampliar)

Fluxo - Aux a Pesq 2 PROAP

BASE LEGAL

  • Portaria CAPES Nº 156/2014;
  • Portaria CAPES Nº 132/2016;
  • Resolução CEPEPE/CPGPI/UFJ Nº 1/2025 - Regulamenta a concessão e o uso dos valores do Programa de Apoio à Pós-Graduação PROAP/CAPES no âmbito da Universidade Federal de Jataí – UFJ.