ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A DEFESA E EMISSÃO DO DIPLOMA

O Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UFG estabelece no Art. 55 as exigências para a solicitação da defesa da dissertação/tese:

I- Solicitação formal do orientador para a defesa, dirigida ao coordenador, assinada tanto pelo orientador quanto pelo orientando;

II- Aprovação no Exame de Qualificação;

III- Atendimento às determinações do Regulamento Específico do Programa referentes à produção científica;

IV- Integralização dos créditos mínimos exigidos pelo Programa.

A composição da Comissão Examinadora deverá ser aprovada pela Coordenadoria de Pós-graduação do Programa ou pela Comissão Administrativa no caso de haver delegação prevista para tal no Regulamento Especifico do Programa.

Deverão ser encaminhados à Secretaria Geral de Pós-graduação, com antecedência mínima de 30 dias da data prevista para defesa, os seguintes documentos:

a) Carta de Solicitação de agendamento da Defesa de Dissertação/Tese endereçada ao Coordenador do Programa com a sugestão de nomes de professores/pesquisadores (mínimo três e cinco, respectivamente, para o mestrado e o doutorado) e seus suplentes (um interno e um externo) para a Composição da Banca;

b) Formulário de Cadastro de Professor para os casos em que houver necessidade de pagamento de diárias e passagens;

c) Formulário específico para a Solicitação de Diárias, Passagens e Transporte;

d) Histórico escolar do discente que será submetido a Defesa de Dissertação/Tese comprovando a integralização dos créditos mínimos exigidos pelo programa de origem.

Após a conferência da documentação serão redigidos os certificados e a ata. Posteriormente, será montada uma pasta para a sessão de defesa. Simultaneamente, será realizado o agendamento da sala para a defesa. Ao encerrar a sessão, o orientador deverá devolver a pasta na Secretaria, com os documentos preenchidos e assinados pelos membros efetivos da banca.

Uma vez aprovado, o discente terá o prazo de 30 dias para a entrega dos documentos e da versão final da dissertação/tese na Secretaria conforme descrição abaixo:

* Cópia da ata da sessão pública de defesa;

* Cópia do diploma de graduação;

* Cópia da Carteira de Identidade e CPF;

* Nada consta da Biblioteca Central (Documento obtido presencialmente na Biblioteca);

* Três versões impressas da dissertação (Para os alunos do Programa de Pós-graduação em Agronomia); * Cinco versões impressas da dissertação ou tese (Para os alunos do Programa de Pós-graduação em Geografia);

* Uma versão impressa da dissertação (Para os alunos do Programa de Pós-graduação em Educação);

* Uma cópia digital da dissertação ou tese atualizada com as observações e sugestões da banca examinadora em PDF (em CD).

Sequência das páginas da versão final da dissertação/tese:

1. Formulário do Termo de Ciência e Autorização (TECA), como 2ª folha (ou seja, após a capa), devidamente preenchido e obrigatoriamente assinado pelo aluno e orientador, que fará parte da dissertação/tese;

2. Contra capa como 3ª folha;

3. Ficha catalográfica inserida na 4ª folha da dissertação/tese;

4. Ata de defesa assinada da dissertação/tese, após a ficha catalográfica;

5. Formulário de Metadados em formato PDF (arquivo separado da dissertação/tese).

O discente deverá enviar um e-mail para o endereço sgp.ufg@gmail.com contendo o arquivo PDF da dissertação/tese já atualizado e com os formulários inseridos. O Formulário de Metadados deverá ser devidamente preenchido e encaminhado em arquivo separado.

As orientações para preenchimento da Ficha Catalográfica estão no link https://www.bc.ufg.br/p/3398-ficha-catalografica.

Os Formulários de Metadados e Termo de Ciência e de Autorização (TECA) estão disponíveis no link: