assinatura-PRPG-site

Atualizada em 21/08/24 10:57

A coordenação do Programa Abdias Nascimento Capes/PPGLIT/PROPG/UFSC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições ao processo seletivo objeto deste Edital, de 20/08 a 20/09/2024, para candidaturas a sete (07) bolsas de mestrado e a sete (07) bolsas doutorado sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, Portugal, disponibilizadas ao Projeto “Mulheres nas literaturas e artes visuais: representações de indígenas e afro-brasileiros(as)”, aprovado no Edital Abdias Nascimento Capes 16/2023.

DA FINALIDADE

As bolsas de Mestrado e Doutorado Sanduíche no Exterior pretendem oferecer oportunidade de um semestre (seis meses) de estudos e pesquisa de mestrado e doutorado para estudantes da UFSC e da UFJ, Universidade Federal de Jataí (GO), na Universidade Nova de Lisboa, na área de Letras e afins. As candidaturas apresentadas devem estar alinhadas aos objetivos do Projeto “Mulheres nas literaturas e artes visuais: representações de indígenas e afro-brasileiros(as)”.

DAS CANDIDATURAS

A candidatura às bolsas está disponível a estudantes de mestrado e doutorado regularmente matriculados(as) nos PPGs da UFSC, nas áreas de Letras e afins e nos PPGs da UFJ (GO) nas áreas de Geografia e Educação. O presente edital reserva uma cota mínima total de 50% das vagas para Ações Afirmativas (AA): mulheres (cis ou trans) ou pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, deficientes ou com transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, conforme o Edital Capes Abdias Nascimento 16/2023. No caso, das 14 bolsas, no mínimo 07 do total serão destinadas à referida cota.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo e-mail indigenafro2024@gmail.com, de 20/08/2024 a 20/09/2024 às 23h59, impreterivelmente. A comissão não se responsabilizará por dificuldades técnicas de usuários que impeçam a realização da inscrição em tempo hábil.

Arquivos Relacionados

Última atualização em quarta-feira, 21 de agosto de 2024.

21/08/2024 EDITAL 02/2024 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PROGRAMA ABDIAS NASCIMENTO-CAPES/PROPG/UFSC MESTRADO E DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDF ICONE 1