um comunicado importante

Resultado final referente ao Edital nº 20/2023 - Programa Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste

Por Coordenação de Pós-graduação PRPG/JATAÍ. Em 08/05/24 14:36. Atualizada em 08/05/24 14:36.

Prezada comunidade acadêmica da Universidade Federal de Jataí, a COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), tornou público o resultado final referente ao Edital nº 20/2023 - Programa Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste.

Essa chamada é uma parceria que envolve a CAPES, que viabilizará recursos para fortalecimento da pesquisa e inovação com envolvimento de programas de pós-graduação da região Centro-Oeste do Brasil e Fundações de amparo à pesquisa dos Estados da Região Centro-Oeste as (FAPs) que disponibilizará recursos para gestão, custeio e capital. Entre os projetos apresentados pela UFJ, está o intitulado “Rede de pesquisa e desenvolvimento de recursos naturais para conservação, uso sustentável, bioprospecção de bioprodutos e desenvolvimento de bioprocessos a partir dos biomas cerrado e pantanal.” que está entre os aprovados. Este projeto é coordenado pelo Prof. Edésio Fialho dos Reis, com participação de docentes de seis programas de pós-graduação da UFJ e de outros oito programas de pós-graduação da UFG (Goiânia), UGD (Dourados/MS) e IFMT (Cuiabá/MT). A proposta conta com a participação de 40 docentes/pesquisadores envolvidos com a pós-graduação na região Centro-Oeste. Este recurso prevê apoio em várias modalidades de bolsas, sendo as seguintes: oito bolsas de doutorado no país, com vigência máxima de 48 meses, sendo, pelo menos duas com envolvimento de empresa parceira; seis bolsas de pós-doutorado no país, com vigência máxima de 24 meses; uma bolsa de professor visitante sênior no país, com vigência máxima de 24 meses; quatro bolsas professor visitante estrangeiro, com vigência máxima de 24 meses; uma bolsa de professor visitante júnior (máximo de dez anos de titulação do doutorado) no exterior, com duração entre 3 e 12 meses; uma bolsa de professor visitante sênior (mais de dez anos de titulação do doutorado) no exterior, com duração de 3 a 12 meses. Além de R$ 60.000,00 para mobilidade do professor visitante estrangeiro. Este montante de recurso, destinado pela CAPES, perfaz um total de R$ 2.911.448,13.

Por parte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), serão destinados recursos para bolsas de coordenação do projeto, gestão técnica e gestão administrativa do projeto, além de bolsas de extensão tecnológica destinadas a colaboradores da proposta, com valor equivalente à bolsa de iniciação científica. Ainda do recurso da FAPEG, serão disponibilizados recursos para apoio às ações do projeto, tais como: pequenos equipamentos; Reagentes de laboratórios para viabilizar as extrações, preparos e análises laboratoriais; diárias para deslocamentos; passagens; serviços de terceiros: manutenção de equipamentos e estrutura de apoio; vidrarias básicas para apoio às análises laboratoriais; insumos básicos para ampliação, avaliação, conservação e manutenção das coleções de plantas nativas usadas na proposta. O valor destinado da proposta, proveniente da FAPEG, é de R$ 1.260.400,00.

Assim, espera-se que seja investido nos próximos anos, o valor global de R$ 4.171.848,13. Este recurso, além de permitir avanço na interação de diferentes programas e pesquisadores da região Centro-Oeste, permitirá uma maior interação no cenário nacional e internacional, o que certamente contribuirá para crescimento da pós-graduação e da pesquisa na UFJ.

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Categorias: Notícias Noticias Noticia