logo prpg

Integração de Pós-graduandos(as) na Graduação

Atualizada em 19/04/23 14:15

DESCRIÇÃO

É o processo pelo qual o discente de pós-graduação da UFJ pode cursar disciplinas na graduação, desde que atenda aos requisitos especificados na RESOLUÇÃO CONJUNTA - CONSUNI/CEPEC Nº 01/2017.

PÚBLICO ALVO

Discentes de mestrado e doutorado da UFJ

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

1. Formulário de Integração na Graduação (Clique aqui para acessar o formulário);

2. Carta do(a) orientador(a) de pós-graduação (carta à coordenação do curso de graduação responsável pela disciplina de interesse, justificando sua importância para a formação do(a) estudante).

DESCRIÇÃO DO FLUXO

Requerente

• Acessar formulário: No link disponível acima (destacado);
  • Anexar documento (ícone adicionar arquivo):

- Carta do(a) orientador(a) de pós-graduação (carta à coordenação do curso de graduação responsável pela disciplina de interesse, justificando sua importância para a formação do(a) estudante).

CGA - Protocolo Acadêmico

• Iniciar processo SEI:" Integração na Graduação";
  • Incluir documentos (ícone Incluir documento):

- Solicitação de integração na graduação;

- Externo => Anexar: Carta do(a) orientador(a) de pós-graduação (carta à coordenação do curso de graduação responsável pela disciplina de interesse, justificando sua importância para a formação do(a) estudante).

• Observação: Caso a solicitação não seja realizada no prazo do calendário acadêmico, notificará o discente via e-mail no SEI e concluirá o processo.
  • Disponibilizar a solicitação: Para assinatura externa do(a) discente no prazo de 5 dias. Caso o(a) discente não tenha assinado, receberá um e-mail de notificação da solicitação com novo prazo de 5 dias. Se ainda não for assinado, então o processo será concluído.
  • Instruir processo: Ocorrerá após a assinatura do(a) discente;

- Despacho.

• Efetuar registro interno: Incluir em acompanhamento especial;

UAE da disciplina

• Atribuir processo à Coordenação do curso;

UAE da disciplina - Coordenador e Professor da Disciplina

• Analisar pedido no SEI;
  • Incluir documentos (ícone Incluir documento):

- Parecer (O parecer deve ser assinado pelo(a) Coordenador(a) do curso e pelo(a) Professor(a) da(s) disciplina(s));

• Se o pedido não for deferido: Notificar discente via e-mail no SEI conforme modelo de ciência e concluir o processo;
  • Se o pedido for deferido: Notificar discente via e-mail no SEI conforme modelo de ciência;

- Despacho.

• Enviar processo (ícone Enviar processo): Para CGA - Ingresso;

CGA - Ingresso

•  Efetuar cadastro no Sistema Acadêmico: Cadastrar discente como Aluno Especial;
  • Matricular discente na(s) disciplina(s) aprovada(s);

- Externo => Anexar:Comprovante de matrícula;

• Sobrestrar processo (ícone Imagem do SEI de Sobrestar processo);
  • Após findado o prazo de consolidação de turmas, inativar discente no Sistema Acadêmico;

- Externo => Anexar: Histórico;

• Enviar Correspondência Eletrônica (ícone Enviar correspondência eletrônica): Enviar histórico para o(a) discente via e-mail no SEI;
  •  Concluir processo (ícone Concluir processo).

(Clique em cima do fluxograma para ampliar)

Fluxo da Integração da Pós-graduação na graduação

BASE LEGAL

• RESOLUÇÃO CONJUNTA - CONSUNI/CEPEC Nº 01/2017 - Dispõe sobre a integração entre os diferentes níveis de formação – ensino médio, graduação e pós-graduação – no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Universidade Federal de Goiás.