Coordenação Geral

Dia C da Ciência
Dia da Ciência
By jose alfredo cespi oliveira On 09/26/2017 at 13:35

O QUE É O DIA C DA CIÊNCIA?

Uma iniciativa das universidades e dos centros e institutos tecnológicos que desenvolvem pesquisa para sensibilizar e informar a população que, além de formar recursos humanos qualificados, essas instituições são responsáveis pela produção de aproximadamente 90% do conhecimento científico brasileiro.

O QUE VAI ACONTECER?

No dia 25 DE OUTUBRO, a quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, as instituições de ensino superior desenvolverão atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar a sociedade brasileira o conhecimento produzido por elas e como esse conhecimento modifica a vida das pessoas.

POR QUE O DIA C DA CIÊNCIA É IMPORTANTE?

As instituições de ensino superior brasileiras desenvolvem poucas iniciativas institucionais de divulgação científica que, por sua vez, tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento científico. Esse processo de popularização da ciência busca incluir os cidadãos no debate sobre temas especializados e que podem impactar sua vida e seu trabalho. No país como um todo, a divulgação científica por meio da mídia e de outros instrumentos ainda é pouco eficiente.

A sobrevivência do modelo de ensino público de qualidade e gratuito e manutenção do financiamento público do Sistema de CT&I, da forma com que conhecemos, encontra-se fortemente ameaçada, de modo que a conscientização e o apoio da sociedade serão decisivos para a manutenção desse modelo.

QUAL O RESULTADO ESPERADO?

Espera-se realizar no país inteiro um enorme movimento de divulgação da ciência que é produzida nas instituições de ensino superior e pesquisa e, com esse movimento, além de ocupar os espaços da mídia nacional, conseguir projeção internacional.

Busca-se essencialmente sensibilizar e informar a sociedade sobre o conhecimento gerado pelas instituições de ensino superior e pesquisa do país.

ONDE SABER MAIS E INFORMAR AS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS

evento agronomia
Evento Fitossanidade Agronomia
By jose alfredo cespi oliveira On 08/28/2017 at 17:09

A Defesa Fitossanitária e Seus Desafios

: Jataí - GO

: 27 a 28 Setembro 2017

Organização: Curso de Agronomia REJ/UFG

Confirme a inscrição até 11/09/2017 mediante doação de uma caixa com 12 unidades de leite longa vida.

Vagas limitadas!

Profmat
Inscrições Abertas - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat
By jose alfredo cespi oliveira On 08/23/2017 at 16:37

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat de 01/08 a 15/09 de 2017

Criado em 2011, O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).  Serão 1.775 vagas em 75 instituições associadas e 95 cidades.

O programa surgiu mediante uma ação induzida pela CAPES junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

O Profmat visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência. Foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

No sitio do programa www.profmat-sbm.org.br encontram-se os mais de 3.200 trabalhos de conclusão de curso, mais de 412 videoaulas disponíveis gratuitamente e um coleção livros composto por 17 títulos.

Formulários de Solicitação de Bolsa - PPGA
By Márcia Rezende On 03/08/2017 at 09:04

O Programa de Pós-graduação em Agronomia - PPGA disponibiliza a ficha de inscrição para pedido de Bolsa e Formulário Sócio-econômico.

Azul
QUALIFICAR 2016
By Márcia Rezende On 04/06/2016 at 11:26

Lançado o edital QUALIFICAR 2016

Capes
Calendário de Treinamento no Portal Capes
By Márcia Rezende On 03/15/2016 at 14:06

A Biblioteca informa o calendário de treinamento para o Portal de Periódicos Capes.

funcionamento
Horário de Atendimento ao Público
By Márcia Rezende On 02/12/2016 at 09:38

A COPG publica seu horário de atendimento ao público:

Divulgação de editais (Abril)
By Rejane Resende On 04/09/2015 at 08:38

1ª Palestra em Microscopia Confocal - UFG
By Rejane Resende On 03/19/2015 at 08:39

Divulgação de editais (Março)
By Rejane Resende On 03/02/2015 at 11:50

Edital FAPEG - Lançamento de Chamada Pública para bolsas
By Rejane Resende On 02/24/2015 at 10:19